Barra do Cahy: A primeira praia descoberta no Brasil
A praia do Cahy, região considerada por historiadores como local onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil, recebeu o reconhecimento nacional com o título da “Primeira Praia do Brasil”.
Ficando entre as mais belas praias, distritos de Cumuruxatiba e Corumbau, a foz do Rio Cahy possui grande valor histórico. A praia é de difícil acesso, mas possui águas limpas e claras, areia branca e ambiente calmo.
Em Cahy é possível fazer passeios ecológicos e trilhas. Da praia também é possível ver o Monte Pascal, primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses.
Cahy é uma praia pública cercada de propriedades privadas, este é um dos motivos que fazem com que ela seja tranquila, mesmo em alta temporada. Na praia, uma grande cruz marca, segundo alguns historiadores, o verdadeiro lugar onde Cabral pôs os pés quando chegou ao Brasil.
O acesso a este paraíso é a cidade de Prado. Pega a estrada de terra até Cumuruxatiba, 30 km ao Norte. Até Cahy são mais 15 quilômetros de terra, atravessando pontes de madeira até encontrar estacas com potes amarelas e já dá pra ver a praia.
Coqueiros de mais de 20 metros de altura compõem um cenário cinematográfico. Até os dias atuais, ainda são mantidas características da época do descobrimento do Brasil.
Oportunidades de emprego:
Fatos Históricos
Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.
Veja mais textos