30 anos de Granfinalle: Quem é a mulher empreendedora por trás dessa história de sucesso
A Granfinalle completa hoje, 12 de dezembro, 30 anos de uma trajetória de sucesso em Teixeira de Freitas, sendo reconhecida como uma das lojas mais tradicionais do município, mas você sabe como essa história começou?
A empresária teixeirense Lucinha Medeiros, é o braço forte por trás da loja, e se engana quem pensa que foi uma tarefa fácil conquistar tamanho reconhecimento.
Lucinha iniciou sua vida profissional já aos 12 anos, em uma loja de tecidos, e ali já percebeu sua vocação para o mercado da moda.
Ficando órfã de pai aos 17 anos, Lucinha se tornou a responsável pela manutenção da família, e foi à luta. Após 12 anos de trabalho no BANEB, Lucinha encerra esse ciclo de trabalho para iniciar outro, com um filho de três anos de idade e concluindo o curso de Direito, a 270 km da cidade.
A empresária, já com sua visão ampla de mercado, notou que na cidade ainda não havia uma loja exclusiva de moda masculina, e com o dinheiro da rescisão do contrato e confiante nos clientes que fez durante sua carreira no banco, convenceu o irmão a se aventurar no projeto.
Assim, no dia 12 de dezembro de 1992 nascia a Granfinalle Moda Masculina em Teixeira de Freitas, com seu primeiro ponto comercial na Travessa Porto Seguro.
Lucinha recorda que na época a loja vendia em notinhas, e alguns clientes atrasavam os pagamentos. Ao ver os atrasos e possíveis prejuízos da loja, seu irmão desanimou o projeto e desfez a sociedade, por medo de continuar arriscando.
Assim começou a nova era da Granfinalle, com muito estudo de mercado, Lucinha negociou com os fornecedores, se filiou ao CDL, tendo sido parte da sua diretoria, e através de capacitação no Sebrae foi aprendendo a administrar a empresa com profissionalismo, foi quando os resultados do empreendimento começaram a chegar.
Parte desse sucesso também se deve à atuação participativa dos seus colaboradores. Lucinha explica que sempre valorizou a autonomia dos seus funcionários, potencializando suas habilidades e conhecimentos através de reuniões mensais organizadas por eles, onde ela é uma mera participante. “Os colaboradores elaboram a pauta do tema escolhido para ser discutido, sou apenas uma participante. As sugestões são colocadas no mural e analisadas nas reuniões. Para motivá-los peço que definam um desafio pessoal, como a compra de uma geladeira, por exemplo. Ligamos a meta de vendas da loja ao desafio pessoal de cada um e assim eles sabem quanto precisam vender para conquistar seu objetivo”, explica a empresária.
Atualmente a Granfinalle conta com uma carteira de mais de 20.000 clientes, e ainda em expansão. E explica como conquistou esse prestígio:
“Nossos clientes são profissionais sem disponibilidade de tempo, então quando fazemos o cadastro levantamos informações como tamanho, estilo, cores de que mais gostam, cores de que menos gostam, assim conhecemos suas necessidades e podemos levar os produtos onde estiverem. Eles também mudam de estilo, de emprego, viajam e nós acompanhamos esse movimento. Isso conquista a confiança deles”, conta.
Cumprindo também um papel social dentro do município, a loja realiza anualmente uma grande liquidação a ‘GranLiquida do Bem’, uma ação beneficente, onde parte da renda é destinada a instituições como Orfanato Renascer ou o Lar dos Idosos.
A loja mantém protocolos desde à venda e cadastramento de clientes, à troca de mercadorias, e outros processos administrativos, o que mantém o andamento organizado.
As associações de classe são grandes parceiras, damos descontos para os clientes associados e eles me chamam para expor quando ocorrem eventos.
Chegando à localização, no Shopping Teixeira Mall, Lucinha foi eleita Presidente da Associação de Lojistas, onde atuou por dois anos, e também fez parte da Administração do Condomínio, onde adquiriu um grande aprendizado.
“Como participante de algumas instituições percebi que as mulheres raramente estavam em posição de destaque. Como nunca deixei de falar o que penso, não me abati, mas tive dificuldades. Observava que a palavra da mulher ficava em segundo plano. Então fiz Empretec, pós graduação em gestão de negócios e pessoas, curso de oratória, formação em Neurolinguistica e estou aprendendo cada dia mais a empreender”, relata Lucinha.
A visão da Granfinalle é consolidar a marca no mercado de moda na região, destacando-se através de serviços inovadores, oferecendo uma experiência em compra aos seus cliente, além de excelência em moda, com produtos e serviços qualificados, pautados em valores como ética, respeito, pró atividade, comprometimento e parceria.
“Trabalho na loja de nove da manhã às nove da noite, mas ainda encontro tempo para cuidar da minha vida pessoal. Tenho muitos amigos construídos ao longo de minha vida em Teixeira, cidade da qual tenho muito orgulho. Representamos para nossa cidade um desejo, um sonho. Sinto muita satisfação em contar essa história. Aprendi com ela que qualquer pessoa pode conquistar aquilo que deseja, basta amar o que faz, se dedicar, que o resultado vem”, finaliza orgulhosa.